15 julho 2014

Galette de Espinafres e Sésamo



Eu sou grande adepta de uma das últimas tendências...a marmita de almoço para o trabalho. São cada vez mais as pessoas que levam almoço de casa e eu sou uma delas. É uma excelente forma de poupar dinheiro, mas também de zelar pela nossa saúde. Sabemos exactamente o que estamos a comer e podemos reduzir as gorduras, os fritos, e optar por legumes e saladas frescas. Cá em casa "nada se perde, tudo se transforma"...isto é, tenho a preocupação de conservar da melhor forma os alimentos e aproveitá-los para inventar receitas e dar um toque inesperado a pratos simples. Por exemplo, os woks com massa e legumes são uma excelente opção para reaproveitar alimentos, assim como as tartes e os pastéis. Da mesma forma, sugiro a congelação como método para ampliar a vida dos alimentos. Podemos congelar pão, ervas aromáticas picadas, legumes já partidos, cubos de fruta para batidos, sopa e até bolos! Quando tenho algum bolo com creme, opto por colocar o bolo directamente no congelador para que a cobertura endureça e só depois o envolvo e preparo para congelar. Recentemente descobri o PerfektFit - Side by Side Europeu - Garrafeira e congelador + Frigorífico da AEG e fiquei fascinada com as suas caraterísticas. É a arrumação ideal para todos os alimentos frescos e congelados num único aparelho. Tem ainda a vantagem de ter uma garrafeira com dois compartimentos que nos permite regular a temperatura e ajustar às nossas necessidades. O congelador é no frost, o que faz com que não se forme gelo, nem seja necessário descongelar, pelo que o espaço é rentabilizado sem que as embalagens colem. Possui ainda controlos tácteis das várias definições e é em aço inox antidedadas. E como é habitual, o design e as suas dimensões foram pensados de forma a que se enquadre na perfeição nas nossas cozinhas. Fiquem a saber tudo em www.aeg.com.pt


Receita Galette de Espinafres e Sésamo

1 base de Massa Quebrada (se preferir fazer em casa, pode ver receita aqui)
1 Ovo
100 ml de Natas de Soja
150 gr de Espinafres
1/4 Pimento Vermelho
Queijo ralado (para gratinar)
1 colher de sopa de Azeite
Sal q.b.
Pimenta Preta q.b.
Orégãos q.b.
Alho em pó q.b.
Sementes de Sésamo

1. Pré-aqueça o forno a 200º e forre um tabuleiro/tarteira com papel vegetal.

2. Coloque o azeite numa frigideira e saltei os espinafres com o pimento picado. Tempere com sal e alho em pó.

3. Estenda a massa sobre o tabuleiro/tarteira e disponha ao centro os espinafres e o pimento já salteados. Dobre as bordas da massa conforme a fotografia.

4. À parte, bata um ovo. Retire uma colher de sopa de ovo batido e reserve. Tempere o restante com orégãos e pimenta preta. Adicione as natas de soja e junte o queijo ralado. Misture bem e verta sobre os espinafres.

5. Pincele a borda da galette com a parte do ovo que reservou. Polvilhe com sementes de sésamo.

6. Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até dourar.





6 comentários:

  1. Partilho da mesma opinião - à parte de ser a melhor maneira de equilibrar o orçamento e poupar dinheiro, a marmita é a melhor opção para se ter uma alimentação saudável, equilibrada e adequada ao nosso gosto.
    Esta galette tem muito bom aspecto - ainda só tinha visto em versão doce, mas esta versão salgada parece-me excelente ;)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez uma receita saudável com aspeto tentador. Bjs

    ResponderEliminar
  3. nova leitora e enamorei-me pelo teu blog! Design muito simples e bonito, fotografias cuidadas e muito bem estilizadas, receitas que me dão vontade de ir para a cozinha experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Linda, linda foto!
    E que saborosa sugestão!
    Love it!

    Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Magnifica galette!
    Além dos sabores o aspecto está divinal.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar