10 março 2014

Açorda de Coentros



Depois de ver o Masterchef Portugal que estreou na TVI no Sábado, dia 8, fiquei a sonhar com açordas! Isto porque uma das provas que os concorrentes tinham de superar era fazer um prato onde o pão fosse o ingrediente principal! Depois de ver tanta iguaria, claro está que o almoço de Domingo cá em casa foi açorda!
Vibro ao ver o Masterchef porque para mim cozinhar é deixar as emoções em ponto de rebuçado...e é isso que sentimos quando vemos o programa...a adrenalina, a felicidade e a euforia ganham lugar! Se eu fico contente quando num jantar de família me dizem que está tudo óptimo, imagino o que será ouvir isso de um chef!
É um programa que nunca nos desilude e que promete encher os nossos serões de surpresas, boa disposição e uma dose de adrenalina q.b.! Sempre gostei de ver o Masterchef, mas poder ver o programa na nossa língua com caras conhecidas e onde nos podemos identificar mais facilmente com os pratos confeccionados aumenta as emoções e as nossas expectativas.
Neste primeiro programa foram seleccionados os 15 finalistas, aos quais irão ser lançados desafios culinários. Todas as provas serão avaliadas por uma equipa de jurados, Manuel Luís Goucha e os chefes Miguel Rocha Vieira e Rui Paula. A experiência de Manuel Luís Goucha em televisão combinada com a prática no mundo da cozinha dos chefes, resulta numa equipa fantástica, onde a cumplicidade se torna evidente. 
Os prémios são aliciantes e vão ajudar a manter a competitividade entre os concorrentes. O vencedor além da publicação de um livro de receitas, terá a possibilidade de estudar em Madrid na escola Le Cordon Bleu, com uma bolsa no valor de 36 mil euros. O segundo classificado também receberá um certificado na mesma escola. 
Mal posso esperar pelo próximo programa!!!



Receita Açorda de Coentros

500 gr de Pão Alentejano
2 colheres de sopa de Azeite
4 dentes de Alho
1 Cebola pequena
2 Ovos
Coentros q.b.
Sal e Pimenta  


1. Parta o pão em pedaços e demolhe em água.

2. Entretanto pique os alhos e a cebola. Coloque num tacho com o azeite e refogue em lume brando durante uns minutos.

3. Adicione o pão escorrido e tempere com sal e pimenta. Deixe apurar um pouco para ganhar sabor.

4. Bata dois ovos e adicione ao pão. Envolva bem para ficar cremoso.

5. Misture coentros frescos (a gosto) e sirva de imediato.


11 comentários:

  1. Olá Inês

    Também me deixou água na boca. E a tua açora ficou deliciosa.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  2. Há anos que não como açorda .
    Essa ficou com muito bom aspecto
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Adoro açorda. Fui criada com açordas desde bebé. para mim é um prato daqueles cheio de memórias :) tão bom...
    bj

    ResponderEliminar
  4. Curioso...também fiquei a sonhar com uma açorda de coentros depois de ver o programa, mas por aqui só me agrada a mim!
    É uma açorda tão saborosa e reconfortante... :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não vi o programa mas estou curiosa, são programas que adoro.
    Ficou linda esta açorda e que saudades de comer esta sugestão, que bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que bela açorda!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro açorda...
    Quando trazia a minha avó para passar uns dias comigo havia duas coisas que eram as primeiras a fazer: açorda e pataniscas... A açorda era feita com coentros é claro e depois escalfávamos os ovos lá dentro. Era tão bom! Tenho saudades da minha avó, que fazia uma açorda TÃO BOA!
    Faleceu em 2009, a um mês de fazer 100 anos...
    A tua açorda lembrou-me a dela...
    Beijinhos e até breve
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  8. Tão bom aspecto!!! Eu gosto muito de açorda... mas não é de qualquer uma. Não pode ser muito líquida, tem de ser assim exactamente como a tua. Faz-me lembrar os meus avós, que ainda hoje fazem uma boa açorda :D Já tenho a receita de parte, para experimentar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Já eu ando traumatizada com migas de tomate com lombinho de porco! Raios!
    Tive o previlégio de fazer parte deste grandioso projeto. Tive a infelicidade de me ter passado com um prato que tão bem conheço e espetar com as migas no lixo porque não estavam à altura do que queria apresentar, fui tramada pelos nervos, pela insegurança e pela pressão. Mas, voltaria hoje!
    Essa açorda esta linda! E já agora, convido-te a passar pelo meu blog (entre outras receitas tenho as migas de tomate que são ótimas)
    Beijinhos
    Eva

    ResponderEliminar
  10. Que bela açorda.
    (Adorei o panelinha!)

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar