27 setembro 2013

Clafoutis de Tomate Cherry


Já há muito tempo que andava para fazer um clafoutis! Todas as receitas me pareciam deliciosas, tanto doces como salgadas...achava-as sempre inspiradoras! 
Quando comprei esta tarteira na Grestel em Aveiro, ainda estava na loja e já estava a imaginar o clafoutis lá dentro! Adoro quando isso me acontece...comprar um prato, uma taça...e imaginar logo o conteúdo! Fiquei fã da Grestel e já lá voltei para me perder em pratos e pratinhos! Fico tão feliz quando descubro este tipo de lojas! Começo é a não ter espaço cá em casa! Eh eh eh!
E vocês também se perdem assim? Partilhem comigo as vossas descobertas! Quem sabe não as incluo nas próximas rotas de passeio!



Receita Clafoutis de Tomate Cherry

500 g de Tomate cherry
2 colheres de sopa de Manjericão fresco picado 
100 g de Queijo Parmesão
85 g de Farinha de trigo
6 Ovos grandes
5 colheres de sopa de Natas de soja (light) 
300 ml de Leite magro
Pimenta preta, Orégãos e Salsa em pó
Manteiga para untar




1 . Pré-aqueça o forno a 185ºC e unte uma tarteira com manteiga.

2. Espalhe o tomate na tarteira e salpique com o manjericão fresco e polvilhe com metade do parmesão.

3. À parte, adicione à farinha os ovos, mexendo entre cada adição, até obter uma massa homogénea. Junte as natas de soja e o leite. Tempere com pimenta preta, orégãos e salsa. (Não achei necessário adicionar sal porque o parmesão já é salgado e porque as ervas aromáticas conferem sabor)

4. Verta a massa na tarteira e polvilhe com a outra metade do queijo ralado.

5. Leve ao forno cerca de 45 minutos. Sirva morno.


13 comentários:

  1. Bom dia
    Está fantastica ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Que aspeto delicioso :-) Adoro clafoutis e este está delicioso. Virei tua seguidora :-)

    Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu perco-me nessa loja, é linda!! :)
    E adoro clagoutis de tomate cherry, lindo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Adoro clafoutis!! Que maravilha ficou o teu com os tomates cherry!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá! Não conhecia o blogue - cheguei cá através do teu comentário à mousse de chocolate no Vai uma fatia.
    Fiquei completamente rendida! As receitas são fantásticas, as fotos... Visita obrigatória!

    ResponderEliminar
  6. Estive quase a comprar uma tarteira dessas nas Cerâmicas da Linha. É linda!
    O clafoutis tem um aspecto delicioso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Que bonito!
    Ai eu erco-me, essas lojas têm sempre coisas lindas!

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto excelente! Não conhecia o teu blog, foi uma amiga que me mostrou! As fotos são excelentes! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Inês,

    Não conhecia o teu blog, mas já estou a seguir :) A loiça deles é linda!
    E o clafoutis ficou fantástico!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de clafoutis e pelas fotos este tem um aspeto maravilhoso e adivinha-se muito saboroso.
    Adorei as tuas bolachinhas de maça. roubei duas se não te importas :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Olá Inês
    A tarteira é linda e o clafoutis ficou bem apelativo... adorei os dois :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  12. Ficou maravilhoso!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar