14 abril 2014

Batido com Aveia


Tenho a sensação que todos pensam que como muitos doces e bolos. Sei que sou gulosa, não nego isso. Mas muitas das receitas que vão surgindo por aqui, foram feitas para alguma ocasião especial e não reflectem necessariamente o meu dia-a-dia.
Por motivos de saúde, fui obrigada a perceber melhor os alimentos, a sua composição e propriedades. Fui fazendo escolhas e tentando perceber ingredientes que até então eram desconhecidos aqui por casa. O blog fez-me descobrir o meu interesse por nutrição…a verdade é que desde pequena que costumo perguntar: “E isto faz bem a quê?”…acho que desde nova se notava o meu interesse…o blog simplesmente trouxe isso ao de cima!

Hoje em dia fala-se em emagrecer…dieta disto…dieta daquilo…e muitos acabam por classificar os alimentos como “Engorda Muito”, “Baixas Kcal”, “Light”. Penso que esta escala de classificação é muito reduzida…vive-se obcecado com estes rótulos e a maioria não faz abordagens como: “Saudável”, “Rico em Vitamina A”, "Rico em Ferro”…muitas vezes nem sabemos ao certo as propriedades dos alimentos. Claro que uma banana tem mais calorias que um morango, mas não é por isso que a banana deixa de ser saudável. A verdade é que os alimentos são muito mais do que um conjunto de kcal!…e é, por isso, que gosto tanto da expressão: “Somos aquilo que comemos” e, pelo facto de podermos escolher aquilo que comemos, é-nos dada a oportunidade de ser saudáveis.

Não sou uma pessoa de extremos, para mim tudo passa por uma questão de equilíbrio…sem restrições.
Quero com isto dizer que devemos comer sempre bem e de forma saudável, mas não há problema se comermos uma fatia de bolo ou um gelado enquanto saboreamos a vida numa conversa de amigos.
Se formos coerentes na nossa alimentação, estamo-nos a respeitar a nós próprios.

Desta forma, quero partilhar convosco a criação de mais um separador aqui no blog...o de nutrição! Será um espaço que irá acolher os diferentes posts associados de alguma forma a nutrição...dicas sobre alimentação saudável, curiosidades, propriedades dos alimentos...

Espero que gostem e que sejam visitantes assíduos! 


Batido com Aveia

1/2 Banana
2 Morangos
1 colher de sopa de Mirtilos
150 ml de Leite Vegetal (usei leite de amêndoa)
2 colheres de sopa de Flocos de Aveia
1 colher de sobremesa de Sementes de Chia
1 colher de chá de Maple Syrup

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador até formar o batido e beba de imediato.

15 comentários:

  1. A verdade é que não devemos ser extremistas, mas devemos ter muito cuidado com a alimentação.
    Gostei muito desta sugestão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente devemos seguir uma dieta equilibrada e saudável, não podemos proibir o nosso corpo de ingerir certos alimentos que lhe fazem falta só porque têm mais calorias, como tu bem disseste é uma questão de equilíbrio e também de auto controlo :P O batido ficou bem apetitoso, e também costumo fazer batidos deste género,sabem tão bem ao pequeno almoço :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Inês, acho óptima a tua ideia. Eu fiz uma dieta enorme há uns anos, e a verdade é que também fiquei com muito mais consciência acerca dos alimentos. Mas sou como tu: nada de extremos! Ninguém me tira uma boa fatia de bolo de chocolate, de vez em quando ;) E gosto muito do teu batido!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu vou ser certamente. :) já que essa é uma área de que tanto gosto e me desperta muito interesse.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da novidade, por vezes procuro alguma receita que seja saudável. Hoje em dia há de se ter equilíbrio na alimentação. Gostei muito desse batido, saboroso certamente, e que faz muito bem ao nosso organismo. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar

  6. Tento ter uma alimentação saudável mas não me privo do que gosto
    Nos doces corto sempre no açúcar e fritos muito raramente como.
    Acho uma boa ideia a nova rubrica
    Esse batido tem tudo o que gosto
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. É pena o meu dia a dia não me permitir ter mais tempo para tudo o que me proponho fazer. Dormir não devia ser necessário, mas sim uma opção pessoal! :-)
    Se assim fosse eu nunca dormia! Mas que grande perca de tempo!
    Como vou estar de férias uma semaninha, vou tentar uns batidos, umas granolas... isto se o facto de estar onde "o Judas perdeu as botas", não me impedir de arranjar os ingredientes ;-)
    Pelo menos muito verde e flores vou ter à minha volta.
    Excelente este batido e um novo separador muito útil.
    Beijinhos e bons dias para ti.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Adoro batidos! Este deve ser delicioso. Bjs

    ResponderEliminar
  9. É verdade, somos mesmo o que comemos :)
    E devia ser uma prioridade comermos bem e acima de tudo sabermos o que comemos!
    Adoro batidos, mas durante a semana não tenho muito tempo para fazer! Gostei muito desta receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que o livro "Bad Science" do Ben Goldacre, especialmente as partes em que ele fala dos nutricionistas e dos homeopatas, deveriam ser de leitura obrigatoria nas escolas secundarias. Muito dos mitos do nutricionismo e da homeopatia seriam revelados de forma facil e desmistificados para compreensao geral, acima de tudo a ideia absurda dos antioxidantes e dos super-alimentos que populam as prateleiras dos supermercados da nova geracao hoje em dia.

    ResponderEliminar
  11. Gostei da novidade do separador da nutrição. Cada vez mais é necessário preocupar-nos com a nossa alimentação e tentar comer melhor. Muito bom :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito deste seu "post" porque me identifiquei muito com ele.
    Na verdade, muitas vezes essas referências a produtos "light" são enganosas porque têm demasiado açúcar ou conservantes e não são nada saudáveis.
    O maior problema é que nos tornámos seres sedentários (e muito preguiçosos), que deixámos de fazer exercício físico para equilibrar as calorias que ingerimos.
    Gostei muito deste Batido e da nova secção de Nutrição. Gostava de saber onde encontra leite de amêndoa, pois nunca vi nos Supermercados.
    Feliz Páscoa. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar