04 abril 2013

Chamuças à Indiana


Para mim, não há entrada como as Chamuças! São, sem dúvida, as minhas preferidas! E esta é uma versão saudável feita no forno! Adoro a combinação de especiarias...é como se fizesse uma viagem entre cada dentada! Sinto uma explosão de sabores na minha boca! E vocês? Conseguem resistir?



Receita Chamuças à Indiana
(15 chamuças)

100 gr de Massa filo
1 Cebola
2 dentes de Alho
2 folhas de Louro
2 Colheres de sopa de Azeite
250 gr de Tofu
Sal q.b.
Mistura de especiarias q.b.:
   - Caril
   - Açafrão
   - Gengibre
   - Coentros em pó
   - Piri-piri
   - Cominhos

1. Pré-aqueça o forno a 180º.
 
2. Pique a cebola e o alho e leve a alourar com uma colher de sopa de azeite. Junte também o louro. Triture o tofu no robot de cozinha (não triture demasiado para não reduzir a puré).  Adicione ao refogado e tempere com sal.

3. Adicione ao tofu uma pitada de cada especiaria. Aconselho a ir juntando pequenas pitadas das especiarias e ir provando e rectificando os temperos. Deixe apurar durante 10 minutos em lume brando.

4. Corte a massa filo em tiras e pincele com um pouco de azeite apenas na parte que ficará para dentro. Coloque um pouco de tofu e dobre a massa formando triângulos.

5. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourarem. Sirva ainda morno, pois estarão ainda estaladiças.

11 comentários:

  1. Adoro chamuças, devem ter ficado deliciosas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ola Ines, as tuas chamuças estao com um aspecto mais que delicioso!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz , o meu filho adora.
    Essas ficaram lindas.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ola Ines, a tua versao esta com optimo aspecto! Uma vez fiz mas nao atinei a enrolar a massa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que Ótima sugestão!!!
    Um Bom Fim de Semana.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Inês,

    Obrigada pelo comentário no meu Brisa Maritima ! :)

    Adorei estas suas chamuças, ficaram com uma cor fenomenal e parecem de compra, estão perfeitas e parecem deliciosas !
    Receita anotada ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. As chamuças têm um aspecto delicioso!
    Serão as minhas próximas entradas para um jantar de amigos.

    ResponderEliminar
  8. UI adoro as chamuscas como o meu marido chama, nunca provei com tofu mas será a testar.

    Beijinhos,

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Esta semana tinha pensado fazer chamuças, mas estou adoentada e a vontade de sair de casa para ir ao supermercado é nula! Mas na próxima semana não me escapam! :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  10. Amo chamuças pena que nunca saiem como as Indianas :(

    ResponderEliminar