08 setembro 2014

Pudim de Chia



Cada vez mais concordo que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, não só ao nível físico e com implicações na nossa saúde, mas também ao nível espiritual. O nosso estado de espírito afecta o nosso dia e a forma como nos sentimos e relacionamos com as outras pessoas. De certeza que já tiveram a experiência de que quando algo corre mal, parece que todo o dia fica perdido, cheio de chatices e coisas menos boas! Também acredito no contrário...se começarmos bem...temos tudo para que seja um dia excelente! Pelo que cada vez mais gosto de começar o dia com serenidade, sem pressas e com um pequeno-almoço que me sacia e preenche a alma. Gosto de me deitar com a sensação que tenho algo delicioso para experimentar logo de manhã!
A receita de hoje é algo muito simples, mas que me conquistou à primeira vista! Pode servir de sobremesa ou pode ser para o pequeno-almoço, bastando juntar fruta e por exemplo aveia! Apesar de ser simples, requer algum tempo de repouso, pelo que o ideal é fazer à noite para que no outro dia de manhã esteja perfeito!

Na alimentação vegetariana um dos pontos a ter em consideração é a possível carência de ómega 3. De facto, o não consumo de alimentos como o peixe, por exemplo, ou no caso de uma alimentação vegan, de ovos, a ingestão deste ácido gordo fica comprometida.
A importância do ómega 3 está relacionada com o facto de ter uma acção anti-inflamatória e contribuir para a protecção do sistema cardiovascular, estando associado à redução do LDL (“mau colesterol”) e ao aumento do HDL (“bom colesterol").
As sementes de chia são um dos principais alimentos de origem vegetal que contém ómega 3, pelo que se torna numa opção muito saudável para iniciar o nosso dia!


Receita Pudim de Chia

1 copo pequeno de "Leite" Vegetal (usei de amêndoa)
1 colher de sopa bem cheia de Sementes de Chia
1 colher de café de Adoçante (utilizei Stevia)
1 pitada de Gengibre em pó
1 pitada de Canela em pó
1/2 colher de café de Essência de Baunilha
Mirtilos q.b.

1. Coloque o "leite" no copo e junte o gengibre, a canela, a essência de baunilha e o adoçante.

2. Junte as sementes de chia e misture bem. Deixe repousar uns 3 minutos e volte a mexer e assim sucessivamente durante aproximadamente uns 15 minutos. Depois coloque no frigorífico e deixe repousar durante a noite. De manhã, estará pronto a consumir. Junte fruta fresca a gosto.

10 comentários:

  1. Sou a maior fã de pequeno almoço que conheço - simplesmente é a minha refeição favorita, a que me permite reiniciar tantas tarefas do dia com maior disposição. Este pudim anda na minha mira há muito tempo, pode ser que seja desta que me decida a começar o dia com ele :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei mas acho a ideia interessante e sem dúvida tem optimo aspecto
    Passatempo no blog http://www.sweetmykitchen.com/2014/09/passatempo-zomato-volver-by-chakall.html

    ResponderEliminar
  3. De manhã cedo saio sempre para caminhar e depois correr na praia , este é um pequeno almoço perfeito
    Vou fazer para amanhã, pois adorei tanto pelos ingredientes como o aspecto.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro pequenos almoços diferentes e este pudim, para além de lindo deve ser delicioso
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Também sou fã destas belas sementinhas - eu e o meu filhote. Sem qualquer dúvida que o pequeno almoço é das refeições mais importantes e cá entre nós, para mim, a minha favorita :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de pudim de chia e por vezes uso ao pequeno almoço, é realmente uma maneira muito agradável de começar o dia! :)

    ResponderEliminar
  7. Desde que comecei a consumir chia que fiquei completamente fã- Adoro a sua textura única.
    Este pudim está com um ar simplesmente delicioso!
    A Stevia é que ainda não me conseguiu convencer...

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  8. Uma ideia de pequeno almoço muito interessante! Nunca experimentei chia, este pudim vai ficar na "lista".
    Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Excelente e saudável sugestão.
    Gostei muito de conhecer o teu blogue. Irei certamente passar por aqui mais vezes.

    Um beijinho,
    Amélia

    ResponderEliminar
  10. Vou sem dúvida testar esta receita!!! Parece-me ser uma óptima opção para o pequeno almoço.
    Tem uma boa noite ;)

    ResponderEliminar