01 setembro 2014

Bolo de Beterraba e Chocolate


Depois de um almoço de família de Domingo, vim para casa de coração cheio...de tantos abraços sinceros, de tantos olhares cúmplices e gargalhadas genuínas! Sim, confesso que também vim de barriga cheia...de mousse de chocolate da minha avó Laurinda! Uma verdadeira tentação!
Vim para casa com vontade de fazer algo doce como o meu estado de espírito do momento, mas também diferente e com um sabor caseiro...foi assim que surgiu este bolo de beterraba e chocolate!



Inspirado no "Dias com Mafalda", mas com algumas adaptações minhas, aqui fica a minha participação no desafio de Setembro no grupo "Dia um...na Cozinha".

Podem aderir em https://www.facebook.com/groups/181929905314399/ e começar já a pensar  nas próximas edições!





Receita Bolo de Beterraba com Chocolate

3 Beterrabas pequenas
200 gr Chocolate Negro (usei Pantagruel)
150 gr de Manteiga
2/3 xícara de Açúcar Demerara
3 Ovos
1 xícara de Farinha de Aveia
1 colher de chá de Essência de Baunilha
1 colher de chá de Fermento em Pó
1 colher de sopa de Cacau em pó
Framboesas e Açúcar em pó para decorar


1. Coza as beterrabas em água, cerca de 30 minutos. Escorra, deixe arrefecer um pouco e rale. Reserve.

2. Derreta a manteiga com o chocolate. Junte o chocolate com a beterraba e a essência de baunilha. Vá juntando os ovos um a um e batendo sempre.

3. Junte o açúcar. De seguida, a farinha, o fermento e o cacau. Bata mais um pouco.

4. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga e farinha.

5. Verta a massa sobre a forma e leve ao forno cerca de 45 minutos.








18 comentários:

  1. Adoro beterrabas, mas nunca as utilizei para fazer bolos. Não há falta de receitas, mas fico sempre de pé atrás. Mas este bolo arrebatou-me, e já tenho o link guardado para me aventurar, e deixar umas beterrabas para utilizações mais doces :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindíssimo e certamente delicioso este bolinho!
    Parabéns pela excelente participação :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo e tenho a certeza que uma delicia
    Ando á muito com vontade de fazer um bolo com beterraba e chocolate
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Simples e Lindo!
    Nunca usei beterrada em bolo, mas tenho visto que combina muito bem com chocolate :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. ficou lindo =) mas nunca usei beterraba em bolo =) deve estar delicia , parabens bjs

    ResponderEliminar
  6. Ola Ines...

    Ora aqui esta um ingrediente do qual tenho ouvido dizer maravilhas, mas que ainda nao me dignei a experimentar... a beterraba, depois de ver este teu bolo delicioso e com.um aspeto tao guloso fiquei mesmo com vontade de o fazer...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Beterraba era algo a que torcia o nariz, mas agora confesso que não passo sem comer...mas em bolos nunca fiz! Este está lindo, e será certamente receita a anotar!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá....
    Que excelente aspecto :D..... Adorei!

    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Gosto tanto de bolo de beterraba e chocolate e ficam deliciosos. O teu ficou com um aspecto delicioso. Uma excelente maneira de colocar as crianças a comer este legume.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/09/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-maca-e.html

    ResponderEliminar
  10. Nunca usei beterraba em bolos. Já tive várias vezes para fazer mas acabo sempre por sobrepor outra receita.

    Mas desta vez irei certamente experimentar.Já guardei o link.

    Inês simplesmente tenho a dizer que para além de um magnifico bolo as fotos estão 5****.

    Beijinho


    Ana Matos
    Dona Delicia - Atelier de Sabores

    ResponderEliminar
  11. Está tão bonito o bolo :)
    Nunca experimentei usar beterraba em doces, mas tenho imensa curiosidade ;)
    Com o chocolate deve ficar uma delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Que lindo, tão perfeito, adorei :)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  13. Inês para mim não existe momentos melhores do que os passados com a família em domingos ensolarados, e se tiver chovendo e frio também é muito bom, pois o aconchego com a família não tem igual. Lindo seu bolo, estou a muito, para experimentar bolos com beterraba, dizem que fica bem úmido e saboroso. Bela participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tem um aspecto lindo, tanto por fora como por dentro. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Também nunca usei beterraba num bolo, embora já tenha visto várias receitas tentadoras. Já guardei esta e pode ser desta que me aventuro, porque ficou lindo!

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  16. Olá Inês!
    Ficou perfeito o teu bolinho. Lindo e muito tentador. Eu já experimentei essa combinação de sabores e é simplesmente irresistível. Adoro a beteraba nos bolos, dá uma textura mais húmida e realça ainda mais os sabores dos outros ingredientes. As tuas imagens estão lindas. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ficou com um aspecto delicioso! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Olá Inês! Adoro, já experimentei e para mim foi uma agradável surpresa, uma maravilha de combinação!
    Bjinhos :)

    ResponderEliminar