20 setembro 2014

Caril de Lentilhas e Batata Doce


Ainda estamos no Verão, mas o tempo não está a ajudar...e eu não estava preparada! Ainda tinha tanto sol para aproveitar! Enfim...! Estou a contar com o verão de S.Martinho!

A verdade é que tenho um problema com a chuva e que, por mais que tente, ainda não consegui resolver. Até me considero uma pessoa "atinada", mas no que diz respeito a guarda-chuvas...perco-lhes o rasto e passo a vida a apanhar chuva! Pode estar um dia cinzento, carregado e chuvoso, mas se não estiver a chover no preciso momento que saio de casa, não me ocorre trazer o guarda-chuva...claro que já voltei inúmeras vezes para trás...mas muitas delas em vão...pois não encontrei nenhum em casa! Vão ficando aqui e acolá e vão desaparecendo...!
Identifico-me tanto com este excerto do livro Para Onde Vão os Guarda-Chuvas de Afonso Cruz, que vocês nem imaginam:

– A minha mãe, Sr. Elahi, interrogava-se para onde vão os guarda-chuvas. Sempre que ela saía à rua, perdia um. E durante toda a sua vida nunca encontrou nenhum. Para onde iriam os guarda-chuvas? Eu ouvia-a interrogar-se tantas vezes, que aquele mistério, tão insondável, teria de ser explicado. Quando era jovem pensei que haveria um país, talvez um monte sagrado, para onde iam os guarda-chuvas todos. E os pares perdidos de meias e de luvas. E a nossa infância e os nossos antepassados. E também os brinquedos de lata com que brincávamos. E os nossos amigos que desapareceram debaixo das bombas. Haveriam de estar todos num país distante, cheio de objectos perdidos. Então, nessa altura da minha vida, era ainda um adolescente, decidi ser padre. Precisava de saber para onde vão os guarda-chuvas.
– E já sabe? – perguntou Fazal Elahi.
– Não faço a mais pequena ideia, mas tenho fé de encontrar um dia a minha mãe, cheia de guarda-chuvas à sua volta.

Estabeleci um objectivo para este Outono/Inverno que para a maioria das pessoas é simples e básico, mas que para mim não é...não apanhar chuva! Estou a pensar comprar uma guarda-chuva que adore para ver se lhe ganho algum amor!
Enquanto isso não acontece, sinto-me tranquila...estou de fim-de-semana e tenho em casa dois guarda-chuvas, um grande e um pequeno...encontrei-os no bengaleiro do trabalho, depois de um ano perdidos! Sinto que estou a conseguir... :))



Caril de Lentilhas e Batata Doce

1 copo de Lentilhas Vermelhas
2 Batatas Doces
1 colher de chá de Óleo de Coco
1/4 Pimento Verde
1/4 Pimento Vermelho
2 colheres de sopa de Coentros frescos picados
200 ml de Leite de Coco
Mistura de especiarias (Caril, Açafrão, Gengibre em pó e Cominhos)
Sal q.b.


1. Coza as lentilhas em água temperada com sal.

2. Descasque as batatas e corte em cubos. Prepare também os pimentos e os coentros.

3. Coloque uma panela ao lume e refogue as batatas e os pimentos no óleo de coco. Junte também uma parte dos coentros frescos.

4. À parte, misture as especiarias e junte ao leite de coco. Envolva bem.

5. Junte as lentilhas cozidas ao refogado e verta o leite de coco já com as especiarias. Tempere com sal. Tape e deixe cozer em lume brando.

6. Antes de servir, junte os restantes coentros frescos.

7 comentários:

  1. Inês adorom pratos com caril e este super saudavel ainda me abriu mais o aptite. Parabéns pela excelente sugestão e pelas fotos deliciosas.

    beijinho

    Ana Matos

    Dona Delicia - Atelir de Sabores

    ResponderEliminar
  2. Pois estás como eu... Os guarda chuvas não são, de todo, os meus melhores amigos.
    Entre voltar atrás e dar uma corridinha, voto na corridinha :-)
    E voto também nestas lentilhas, nesta batata doce e nesta travessa linda de morrer ❤️
    Tudo lindo... Como é habitual 😍
    Beijinhos, minha madame, e bom fim de semana.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post!
    Sou solidária em relação aos guarda-chuvas. Detesto, é rarissimo usa-los e já perdi vários também :) Aposto sempre num bom casaco e um chapéu bem enfiado na cabeça e lá vou eu... evitanto guarda-chuvas a todo o custo. ;)
    Um caril destes vai sempre bem, está lindo! Com esses sabores nunca fiz.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Isto tem tudo aquilo que adoro : lentilhas, coco, e caril... só não uso muito a batata doce, mas vou definitivamente experimentar essa receita! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Da maneira como o tempo anda nem sei se teremos verão de S. Martinho.

    Que aspeto apetitoso.

    ResponderEliminar
  6. Tão bom!!!
    combinação perfeita! Estou a devorar com os olhos :P
    bjinhos

    sara

    ResponderEliminar
  7. Parece delicioso e adoro todo o tipo de caril

    ResponderEliminar