06 fevereiro 2014

Biscoitos de Canela


Nada melhor que uns biscoitos de canela para nos aquecer o espírito...adoro ligar o forno nestes dias frios e perfumar a casa com estas fornadas. Como já disse, para mim, cozinhar é deixar as emoções em ponto de rebuçado...atrás de uma boa receita estão histórias, sentimentos e partilhas...é à volta da mesa que reunimos a família, os amigos, que damos gargalhadas, que brindamos, que nos reconfortamos com uma xícara de chá. Estes biscoitos trazem-me boas recordações por terem a capacidade de me transportar para a minha infância e de me levar de volta às tardes com a minha mãe na nossa cozinha...enquanto ela fazia 20 bolinhas eu fazia um biscoito elaborado, que acabava por ficar um "trambolho" depois de sair do forno, mas eu não desistia, depois da desilusão, vinha a esperança de fazer um novo biscoito, desta vez perfeito. 


Receita Biscoitos de Canela
(Rende...muitos biscoitos!)

500 gr de Farinha
500 gr de Açúcar
250 gr de Manteiga
2 Ovos
5 gr de Canela em pó (cerca de uma colher de sobremesa)
Açúcar Mascavado para polvilhar

1. Pré-aqueça o forno a 180º e forre um ou mais tabuleiros com papel vegetal.

2. Bata a manteiga com o açúcar e junte de seguida os ovos, a farinha e a canela. Misture e amasse bem até atingir uma consistência moldável. 

3. Pode estender a massa e usar um cortador de biscoitos ou então fazer bolinhas, (que foi como fiz, depois de irem ao forno, acabam por baixar e tornam-se mini bolachinhas).  

4. Disponha as bolinhas nos tabuleiros e polvilhe com o açúcar mascavado. Demoram cerca de 12 minutos no forno, mas pode depender do tamanho do biscoito e da potência do próprio forno.

18 comentários:

  1. Oh Inês... que bolinhos mais pititi! ADOREI
    Ontem a minha casa (e eu) cheirávamos a bolinhos de areia ;-)
    É tão bom a casa com cheirinhos vindos do forno.
    Beijinhos e bons lanches
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês, Não conhecia o seu blog e gostei muito, vou passar a vir cá mais vezes. Fotos lindas e sugestões muito apetitosas.
    Estes biscoitos, ficaram uma delicia!
    Bjinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês,

    sou fã destes bolinhos, são uma verdadeira tentação e viciantes, estão fantásticos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês

    Estes biscoitinhos são a minha cara... "Roubava" já 2 ou 3. ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estão fantásticos!
    Bem simples e apetitosos como adoro :)

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Adoro biscoitos de canela e estes prometem ser perfeitos!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que biscoitos deliciosos!
    Também sou apreciadora desses bolinhos.
    Como sempre tens fotos lindas!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Devem ser de comer um após o outro!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que biscoitinhos amorosos. Devem estar deliciosos.

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro bolinhos de canela e estes biscoitos devem estar perfeitos :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adoro biscoitos de canela e este parecem-me bem apetitosos
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês! Adoro as tuas imagens, são muito inspiradoras.
    Estes bolinhos, se levam canela, só podem ser deliciosos e o aspecto para isso aponta. E sim, é daqueles sabores que nos fazem voar até à infãncia. Adorei. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Como me apetecia agora uma xícara de chá com meia dúzia de biscoitos!

    ResponderEliminar
  14. Adoro biscoitos de canela, cheira sempre a coisa caseira e boa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Biscoitos de canela fazem-me lembrar os anos do secundário, andava viciada neles. E ainda agora adoro cozinhar biscoitos com canela, o cheiro na cozinha é maravilhoso. :)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  16. Humm sou viciada em canela!!! Quando deixar a dieta tenho de experimentar estes :)

    http://bonecadtrapo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar