11 fevereiro 2014

Sal Aromatizado



Em casa dos meus pais sempre houve o hábito de se fazer o nosso próprio sal aromatizado. Quando tive a minha casa, lembro-me da minha mãe me trazer logo um frasquinho...para recordar os sabores do lar!
Agora também eu passei a fazer, escolhendo os cheiros e aromas que mais me agradam! O resultado é uma forma super simples e fácil de rapidamente darmos sabor ao nosso prato sem perdermos tempo numa série de "pitadas"!  
Podem escolher mais especiarias ou ervas, reforçar aquela que mais gostam, reduzir outras...fica ao critério de cada um. Podem até fazer várias versões que se poderão adequar melhor a diferentes pratos.



Sal Aromatizado

Sal grosso
Oregãos
Salsa seca
Alho seco
Cebola seca
Pimenta Preta em grão
Pimenta Branca em grão
Pimenta Verde em grão
Pimenta Rosa em grão
Coentros em grão

1. (Optei por não dar quantidades desta receita, uma vez que depende muito do gosto pessoal e não tem qualquer implicação na confecção). À excepção do sal, coloque todos os ingredientes no almofariz e desfaça um pouco.

2. Coloque num frasco a mistura de ervas e especiarias e adicione o sal grosso. Agite bem até se misturar completamente.





10 comentários:

  1. Olá Inês

    O sal aromatizado feito em casa fica realmente excelente

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Parece-me uma ideia muito boa... bem prático e cheio de sabor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz mas já usei da casa do sal e gostei muito
    Bj

    ResponderEliminar
  4. É sempre útil ter sal aromatizado à mão. Quando faço grelhados o sal aromatizado é a melhor forma de temperar e dar um sabor mais perfumado à carne, ou peixe.
    E como se pode fazer em casa podemos ter sempre disponível o sal que mais gostamos, sem correr o risco de se acabar!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso, normalmente faço para oferecer

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, tb adoro fazer em casa com os sabores que mais aprecio.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  7. Sempre e preferível do que comprar assim sempre escolhemos os ingredientes que mais gostamos.

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  8. Hummm que bom que deve ser este... já fiz alguns e este tb vai para a lista.. :)

    beijinhos
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Adoro!!
    É mesmo bom aromatizar o sal em casa, e depois oferecer, é giro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar