01 janeiro 2014

Sonhos de Abóbora


Que 2014 seja um ano cheio de sonhos...realizados!

Sim, eu sou daquelas pessoas que começa o ano cheia de objectivos, metas e sonhos. 
Oiço muitas vezes..."isso só dura umas semanas, daqui a uns dias já nos esquecemos dessas promessas todas, já me deixei disso!" Mas eu não, continuo a acreditar que o dia 1 de Janeiro tem uma força e uma energia especial...penso que é uma altura óptima para fazer uma pausa, estabelecermos as nossas prioridades e vermos se estamos a canalizar a nossa energia para aquilo que é realmente importante! Gosto de colocar a fasquia lá bem no alto, pois só assim me faz sentido lutar por um objectivo...! Deixar de trazer uma lufada de optimismo apenas porque já temos receio de fracassar, não me parece nada um bom princípio! Se nós não acreditarmos que conseguimos, quem acreditará?


“Arrisca! Só assim poderás descobrir tudo aquilo que és capaz de fazer! Lembra-te que há um mundo inteiro a descobrir dentro de nós” 


Sugiro iniciar 2014 com algo que nos conforta e nos enche de espírito de boas recordações (temos tempo para os detox)! 
Estes sonhos são receita da minha avó Nini...e é algo que me lembro desde pequena na mesa de Natal. O cheirinho a açúcar e canela transporta-me logo para outros tempos...é com essa energia de criança, com essa fé, essa pureza, essa alegria que quero começar 2014!





E desta forma participo no desafio lançado pelo grupo "Dia Um...na Cozinha" para o mês de Janeiro.
Podem aderir em https://www.facebook.com/groups/181929905314399/ e começar já a pensar nas próximas edições!







Sonhos de Abóbora

1kg de Abóbora
1 Laranja
3 Ovos
10 colheres de sopa de Farinha sem fermento
1 colher de sopa de Fermento
Óleo para fritar
Açúcar e Canela q.b.

1. Coza a abóbora cortada em cubos. Depois de cozida, escorra a água num passador. Com a ajuda de um garfo esmague a abóbora no passador, retirando assim o máximo de água possível.

2. Raspe a casca da laranja para uma taça e adicione o sumo dessa mesma laranja.

3. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Junte as gemas à laranja e adicione a abóbora. Envolva bem. Adicione cerca de 10 colheres de sopa de farinha e misture tudo. Verta as claras em castelo e volte a envolver bem. A massa deverá ficar mole, mas grossa.

4. Aqueça o óleo numa frigideira funda e com a ajuda de uma colher de sopa coloque pequenas porções da massa a fritar. Escorra os sonhos sobre papel absorvente.

5. Encha uma taça com açúcar e canela e envolva os sonhos (ainda mornos) nesta mistura.


26 comentários:

  1. Olá Inês: que belo aspeto têm esses sonhos!! E se são de abóbora ainda gosto mais ,pois adoro abóbora. Uma belíssima participação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Que belos sonhos!
    Um ano novo recheado de coisas boas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficaram bem redondinhos e devem estar uma delicia. Uma receita que nunca falta nesta quadra, independentemente do que sejam. Esta quadra fiz uns de cenoura e uns de arroz, uma delicia por sinal.

    Um Bom Ano!
    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Inês, os sonhos de abóbora ficaram lindos! Quanto aos outros, eu também sou assim... já fiz a minha lista de resoluções, sei que posso não vou cumprir tudo (sim, eu vejo a lista no final do ano...) mas todos os anos volto a acreditar. :P
    Beijinhos e um excelente 2014!

    ResponderEliminar
  5. Ola Ines!!


    O meu marido está aqui do meu lado e esta a pedir-me para eu trazer comigo a tua receita para lhe fazer ... pois ele adora ( ao contrario de mim) os doces de Natal e tudo o que envolve a sua preparaçao!!! Mesmo nao sendo apreciadora, so te posso dizer que os teus sonhos estao com um aspeto maravilhoso e bem fofinhos uma excelente participaçao!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Uma escolha bem gulosa e típica do Natal!
    Bom Ano Novo!
    Que seja bem próspero e carregado de saúde e felicidade :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso de sonhos e estes ficaram perfeitos!
    Beijinhos e um feliz 2014!
    Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Que sonhos maravilhosos, Inês!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  9. E que belos sonhos, o sonho comanda a vida sem dúvida, bjokas

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Inês!
    Adoro sonhos de abóbora, apesar de não os fazer há alguns anos!
    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  11. Olá Inês
    Os teus sonhos estão lindos, não sou grande apreciadora de sonhos mas fiquei com vontade de comer um dos teus
    Beijokas e um bom ano

    ResponderEliminar
  12. Adorei as fotos!
    Ficaram mesmo bonitos, esses sonhos! Que cor bonita!
    Feliz 2014
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que sonhos tão lindos! Muito gulosos
    Beijinhos e um bom ano
    Lúcia

    ResponderEliminar
  14. Os sonhos de abóbora são os meus preferidos, e os teus ficaram com um aspecto perfeito e delicioso!
    Espero que 2014 seja um ano de sonhos e metas bem sucedidos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Inês!
    Fiquei curiosa com as rodinhas dos sonhos, que lindos que ficaram. Gostei muito.
    Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  16. Adoro sonhos,e estes de abóbora estão lindos e certamente deliciosos, com uma cor linda!
    Desejo que em 2014 todos os sonhos se realizem, Bom Ano!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Oh mas fofos ficaram e tão bonitos, adoro sonhos mas este ano só fiz de cenoura e normais, vou anotar a sugestão.

    Beijinhos e um bom ano

    ResponderEliminar
  18. Que belos sonhos. Adoro a combinação da abóbora com a laranja.
    Beijinhos e bom ano.

    ResponderEliminar
  19. Estão uma maravilha os teus sonhos de abóbora, adoro!!
    Beijinhos e Feliz 2014!

    ResponderEliminar
  20. Adoro sonhos e se possível com calda. Estes ficaram com excelente aspecto!
    Bom Ano!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Que sonho esses sonhos da avo NIni :)
    Acho optimo entrarmos para um novo ano com essas energias
    Um doce 2014

    ResponderEliminar
  22. Ficaram lindos.
    Desejo um bom Ano 2014.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Olá Inês!
    Trouxeste-nos para este desfile um clássico que não pode faltar numa mesa de Natal! Eu não costumo fazer, mas não consigo resistir a um sonho destes, feitos de abóbora e olha que os teus ficaram muito gulosos. Adoro aquele interior meio húmido. Uma excelente participação. ;)
    Beijinho e votos de um Feliz Ano Novo. ;)

    ResponderEliminar
  24. Muito bons, uns verdadeiros "sonhos"!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  25. Ai como eu adoro, lindos!
    Bom ano, bjs
    Susana

    ResponderEliminar