23 abril 2013

Bolo "Extra Chocolate"


E foi com este bolinho que ontem comemorei o meu aniversário! Para os amantes de chocolate... aconselho! É daqueles bolos com pouca farinha e uma dose EXTRA  de chocolate...huummm!



Receita Bolo de Chocolate

Bolo
500 gr de Chocolate negro em tablete (usei Pantagruel)
340 gr de Manteiga
390 gr de Açúcar
170 gr de Farinha
6 Ovos grandes

Cobertura
200 gr de Chocolate negro em tablete (usei Pantagruel)
200 ml de Natas
50 gr de Manteiga 
Cacau em pó para polvilhar
Frutos vermelhos para decorar

1. Pré-aqueça o forno a 160º. Unte uma forma e polvilhe com farinha.

2. Derreta o chocolate com a manteiga. Deixe arrefecer ligeiramente e verta para uma taça. Junte o açúcar e incorpore os ovos, batendo um de cada vez. Misture a farinha e bata mais um pouco.

3.  Coloque o preparado na forma e leve ao forno cerca de 70 minutos. O centro do bolo fica um pouco húmido.

4. Para a cobertura, deixe ferver as natas e retire do lume. Adicione o chocolate aos bocados e a manteiga. Envolva bem até atingir uma consistência homogénea e cremosa. Verta sobre o bolo.

5. Polvilhe com cacau em pó e decore com frutos vermelhos.


Este bolo inspirado numa receita que retirei do livro 500 Bolos, recomendado pelo Chefe Silva. Fiz apenas pequenas adaptações.

15 comentários:

  1. Olá,
    Eu adoro chocolate, este bolo seria a minha perdição :) tem um aspecto super fabuloso.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais ...parabéns.
    Adoro bolos de chocolate que levam mais chocolate que farinha ficam uma marvilha.
    O teu ficou lindo e com esses frutos que tanto gosto ,esta perfeito.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que pena que eu tenho de não ter ido ao teu aniversário provar esse delicioso bolo. Eu sou uma das amantes do chocolate. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabéns que tenha sempre tudo de bom.
    O bolo ficou lindo e delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delicia de bolinho Inês, uma feliz escolha para o teu aniversário, PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  6. que mareavilha... está lindo.. :)
    Ah... Parabéns..heheheh
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Este bolo ficou fantástico, tenho só uma questão o a textura do interior é húmida e fofa, ou é húmida e densa? Ando à procura da receita do bolo de chocolate ideial para fazer para os meus anos e este ficou mesmo a chamar por mim, mas precisava que me esclarece a informação :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! O bolo ficou húmido e denso!
      Beijinhos,
      Inês

      Eliminar
  8. Ines... mas que bolo maravilhoso minha querida... aqui em casa pois que ele desaparecia num piscar de olhos!!!

    Adorei, ficou lindo!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais muitos parabéns pelo teu aniversário
    E esse bolo deve ser uma verdadeira perdição, adoro chocolate

    Bjkas

    ResponderEliminar
  10. Os meus parabéns (atrasados)! fizeste um bolo simplesmente espectacular :)))) bolos de chocolate são a minha perdição :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Vim retribuir a visita e já cusquei a tua cozinha :) adorei as coisinhas deliciosas que aqui tens, começando por este pecado guloso :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês! Gostei de te ver no meu cantinho, e passei so para dizer que a mesa está posta!!
    O chá serve-se qd queiras!! Mas em troca, fico com uma fatiazinha dele bolinho? Sim?
    Está lindoooo!!! Venho e dou de caras com o pecado! OMG!!!
    Beijinhos
    Mena

    ResponderEliminar
  13. Ficou tão bonito este bolo :D Parece mesmo delicioso :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  14. Mas que receitas fantásticas! E ninguém me deu a conhecer este blogue! Shame on you!

    ResponderEliminar