01 fevereiro 2014

Sopa de Beterraba


Nunca fui muito amiga de sopas...
Já em bebé, a hora da sopa exigia um ritual de magia bem ensaiado! Eu ficava sentada na minha cadeirinha e a minha mãe ficava ao meu lado. O meu pai e a minha irmã posicionavam-se no primeiro degrau da escada em caracol que havia na cozinha e levavam uma caixinha de fósforos...subiam um degrau e o meu pai acendia um fósforo...eu, admirada com aquela magia, exclamava "aaahhh" e a minha mãe aproveitava para me enfiar uma colherada de sopa! No fim da refeição...a sopa toda comida e menos uma caixa de fósforos!
Foram passando os anos e continuava a não ter opção...por mais malabarismos que fizesse comia sempre um prato de sopa ao jantar! Era sempre a última a terminar...já a minha irmã tinha acabado a fruta e ainda eu ia na sopa! Fui crescendo e a minha relação com sopas foi mudando, mas nunca chegámos a ser best friends...
As minhas sopas preferidas levam sempre coentros e, por mais que tente inovar, tenho a sensação que as sopas que faço sabem sempre ao mesmo: a coentros!

Quando vi o desafio deste mês, confesso que me ocorreram os belos dos coentros! Mas depois pensei...se é um desafio deveria ser algo que nunca fiz...e foi então que decidi fazer uma sopa com uma cor vibrante! Apesar de adorar beterraba em sumos, nunca tinha feito sopa!...E gostei bastante!

(Ok...tenho de confessar...fiz uma quantidade que deu para mais do que uma refeição...à segunda vez não resisti...juntei um molhinho de coentros frescos...e gostei ainda mais da sopa...acho que não há nada a fazer...para mim, sopa que é sopa leva coentros!!!)



E assim participo no desafio de Fevereiro de 2014 no grupo "Dia um...na Cozinha"!
Podem aderir em https://www.facebook.com/groups/181929905314399/ e começar já a pensar  nas 
próximas edições!  


 Receita Sopa de Beterraba

2 Beterrabas médias
1 colher de chá de Açúcar
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 colher de sopa de Azeite
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
250 ml de Creme Culinário de Soja light
Hortelã para decorar

1. Coza as beterrabas cortadas em cubos na panela de pressão, cobrindo com água. Ao adicionar um pouco de açúcar ajuda a cortar o sabor a terra característico da beterraba.

2. Enquanto a beterraba coze, pique a cebola e o alho e coloque noutro tacho com o azeite. Salteie um pouco e reserve. Assim que possível, adicione os cubos de beterraba, reservando a água da cozedura. Tempere com sal e pimenta preta.

3. Junte a água da cozedura e deixe cozer mais uns minutos. Passe tudo com a varinha mágica.

4. Adicione o creme de soja (reservando um pouco para decorar os pratos) e envolva bem até ficar cremoso.

5. Sirva quente, decorando com o creme de soja e a hortelã.

23 comentários:

  1. A tua sopa está linda, Inês. Estive para fazer sopa de beterraba para este desafio... Mas fica para ser feita algures durante o mês para uma refeição reconfortante.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro beterraba, mas nunca experimentei em sopa! Gostei muito da sugestão, essa cor é fenomenal!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Só me resta dizer que está linda! Hei-de experimentar. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ora boa tarde. Cá estou eu a ver a tua sopa e o teu blog, ao qual acabei de aderir (Suspiro).
    Que maravilha.
    Beijinhos da Alexandra Abrantes
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Inês para além da sopa maravilhosa que ficou, adorei seu relato e das lindas recordações que você tem guardadas no coração, são momento únicos. Adoro sopa de beterraba, pelo aroma, sabor e a cor linda que fica. Linda e deliciosa participação. Beijinhos, bom final de semana

    ResponderEliminar
  6. Já me ri com a tua publicação, devia ser um momento hilariante de se ver quando te iam dar a sopa:p também confesso que nunca fui grande admiradora de sopas, mas com a idade, tenho-me chegado mais às sopas, tento sempre dar-lhes um paladar mais maroto, e esta tua sopinha deve ter um sabor bem gostoso e sim creio que os coentros lhe devem dar um toque bem delicioso :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Ficou uma sopa tão linda
    Apetece mesmo provar...e olha que não sou muito de sopas
    bj

    ResponderEliminar
  8. Eu partilho da tua opinião: sopa com coentros é mesmo das melhores de sempre! A minha mãe faz uma sopa de feijão, tomate e coentros que é de ir aos céus!
    Mas esta de beterraba também me parece muito bem :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Ficou com uma cor bem vibrante mesmo! foi uma escolha óptima!
    Também adoro coentros, por isso acredito que a junção do molho de coentros no dia seguinte a tenha feito ficar mais saborosa ainda! E com um cheirinho irresistível!
    As fotografias estão lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que sopinha linda!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que linda sopa e fotos, deve estar uma delicia, eu comia esta sopa sem ser necessário acender um fósforo, mas acendia uma vela para acompanhar esta deliciosa refeição!Parabéns pela escolha e história.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que cor maravilhosa e deve saber tão bem!
    bj
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Que sopa linda e deve ser uma delícia.
    Beijinhos
    Paula
    cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. A cor desta sopa até me dá vontade de a fazer e de a comer... e eu nem sou fã de beterraba! Linda, Inês!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muito boa a tua participação neste desfile do dia 1 Inês! Adorei a tua sopa, primeiro porque a apresentação está fantástica, as imagens e as cores são lindas. Depois porque nunca experimentei beterraba na sopa e se já tinha curiosidade, agora tenho mais vontade de experimentar. E adorei o teu texto, hilariante, a forma que os teus pais arranjaram para te convencer a comer a sopa. Eheh.
    Também adoro coentros e uso com alguma frequência. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. ehehehehe... adoro a parte do "e coentros... e mais coentros".. :) eu também sou assim.. doida por coentros.. :) esta sopa está linda, adoro esta cor.. :)

    beijinhos e boa semana
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Nunca comi sopa de beterraba mas estou curiosa em experimentar. Tem um aspecto fantástico e ficou linda.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ora, aqui está a prova de que afinal as sopas até são boas e o teu paladar provavelmente está a mudar.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  19. Gosto imenso de beterraba e usua normalmente em saladas. Na sopa dá-lhe uma côr maravilhosa e ficam uns pratos lindos.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Olá, Inês!
    Linda sopa! Cores mesmo lindas!
    Parabéns pela escolha! Nunca provei, mas confesso que tenho curiosidade.
    A história que contas é divertida! :)
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Olá! Gosto muito de sopa de beterraba e esta ficou mesmo apetitosa! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Uma história bem divertida a combinar com a cor desta sopinha que maravilha está bem linda uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar