21 janeiro 2013

Bolo de Coco e Framboesa



Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
Pablo Neruda
 



 Receita Bolo de Coco e Framboesa

Bolo
3 Ovos
200 gr de Açúcar
100 gr de Manteiga
1 Iogurte natural
170 gr de Farinha
1 Pitada de sal
Essência de baunilha
Raspas de limão
1 Colher de sopa de fermento em pó
5 Colheres sopa rasas de côco ralado

Recheio
200 gr de Açúcar fino
50 ml de Água
150 gr de Framboesas

Cobertura
300 gr de Manteiga amolecida
300 gr de Açúcar em pó
1 Colher de sopa de café solúvel diluído numa colher de sopa de água quente

Framboesas frescas para decorar


1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.


2. Bata os ovos com o açúcar. Em seguida, misture a manteiga e o iogurte e bata mais um pouco.

Junte também a farinha, a pitada de sal e o fermento. Adicione umas gotas de baunilha e as raspas de limão. Por último, incorpore o côco e misture bem com uma colher. 

3. Deite o preparado numa forma e leve ao forno cerca de 30 minutos.


4. Para o recheio, desfaça um pouco as framboesas (podem ser congeladas) e reserve. Junte o açúcar com 500 ml de água e leve ao lume até ferver. Seguidamente, adicione as framboesas e deixe ferver por uns 3 minutos.


5. Para a cobertura, bata a manteiga amolecida até esbranquiçar. Junte o açúcar em pó e bata mais um pouco. Enquante bate, incorpore uma colher de sopa de café solúvel diluído numa colher de sopa de água quente.


6. Quando o bolo tiver arrefecido, corte ao meio, espalhe o recheio e volte a tapar. Coloque a cobertura no saco de pasteleiro e decore o bolo. Por último, enfeite com framboesas frescas.


4 comentários:

  1. Vim conhecer o teu blog e gostei muito!
    vou voltar em breve.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Também já fui visitar o teu blog e vou ser assídua nas visitas! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Experimentei a receita base do bolo, sem a cobertura, já que o tempo não era muito! O iogurte natural foi trocado por um iogurte grego com mel, por isso reduzi o açúcar adicionado. Ficou muito bom e todos em casa gostaram! Para a próxima tentarei a cobertura! Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaram! A ideia do iogurte grego parece-me muito bem! Também vou experimentar! ;)

    ResponderEliminar