23 abril 2015

Sponge Cake


E ontem...para comemorar a minha entrada nos 30...um Sponge Cake!
Foi a Dona Biscoito que me deu esta bela ideia. Vejam aqui onde me fui inspirar!



O meu dia de anos foi passado a passear...
Comecei o meu dia com um delicioso pão de deus e sumo de laranja junto ao Príncipe Real, seguido de umas simpáticas compras nas concept stores por aqui perto. Almoçámos no Lost In, com uma vista de encantar. Saboreámos uns bombons na Chocolataria Equador, visitámos a loja "Vida Portuguesa" e deliciámo-nos com um croissant da famosa Benard no Chiado...
Passeámos mais um pouco na Rua Augusta e ainda houve tempo para um geladinho na Fragoleto...soube bem ser turista por um dia na minha cidade. Vi coisas que nunca tinha reparado!
Aqui ficam algumas fotos deste dia.








Receita Sponge Cake

175g Manteiga amolecida
175g de Açúcar (usei amarelo)
3 Ovos
175g de Farinha
1 colher de chá de Fermento
1 colher de sopa de Leite
1/2 Vagem de Baunilha
Manteiga e farinha (para untar a forma)
Açúcar em pó e framboesas (para decorar)

Recheio
200gr de Queijo Creme
3 colheres de sopa bem cheias de Açúcar em pó
1/2 Vagem de Baunilha
1 colher de sobremesa de Mel
2 colheres de sopa de Doce de Framboesa


1. Pré-aqueça o forno a 180º. 

2. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

3. Bata a manteiga até amaciar. Adicione o açúcar, batendo até obter um creme fofo.

4. Bata os ovos numa tigela alguns segundos e em seguida adicione gradualmente à mistura de manteiga e açúcar, batendo sempre.

5. Junte a farinha e o fermento e envolva bem. Adicione o leite e incorpore tudo.

7. Idealmente divida a mistura em duas formas ou faça por duas vezes (eu, no entanto, optei por fazer de uma só vez com apenas uma forma e depois cortei para rechear). Faça uma ligeira cavidade no meio da massa para que não cresça mais no centro. Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até dourar.

8. Depois de arrefecer, corte ao meio para rechear. Comece por barrar o doce de framboesa.

9. À parte, prepare o recheio de queijo creme misturando bem todos os ingredientes do recheio, excepto o doce de framboesa. Espalhe sobre o doce e tape com a parte de cima do bolo.

10. Decore com açúcar em pó e framboesas.



11 comentários:

  1. Ai... que lisonjeada estou querida (coração).
    Que dia lindo tu tiveste... não podias ter comemorado melhor o teu 30º aniversário! Quanta felicidade nesse passeio, imagino.
    Que tenhas muitos mais e que faças sempre bolinhos deliciosos junto de quem amas.
    Muitos e muitos beijinhos, minha madame linda.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Ora e porque não um passei assim para a vossa Love Session? ;) Pensem nisso :D
    Ah... e muitosss PARABÉNS!
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  3. Antes de tudo, Parabéns :)
    Adoro ser turista na minha cidade, aliás, no meu país; por isso faço sempre que seja possível uns roteiros para me encantar e perder por cá.
    O sponge cake é o meu favorito, a par com o victorian sponge - super versáteis e equilibrados, e que vão bem com qualquer recheio, mais marcante ou mais suave. E sempre bonito :)
    Bom fim de semana
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  4. Antes de qualquer coisa, muitos Parabéns pelo seu trigésimo aniversário!!
    Mas também Parabéns pelo seu bolo! Adorei, um aspecto simples e original que faz toda a diferença e que mostra a essência de um bolo lindíssimo... (e também delicioso acredito).

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Feliz aniversário! E que lindo que o bolo ficou :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais parabéns, que comemores muitos e que todos nós vejamos. Conheço cada local que falaste e adoro-os a todo. Foi um lindo passeio. Beijinhos. E o teu bolo... está lindo.

    ResponderEliminar
  7. Mas que linda representação de um clássico :D
    Lisboa é Linda!

    http://www.therasiathecook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Feliz aniversário!!!
    È assim mesmo, muitas vezes não conhecemos tudo onde vivemos. Eu mesma já tenho 5 anos que moro em Breme uma cidadezinha no norte da Alemanha e não conheço quase nada, mas assim que o sol brilhar de novo vou andar de turista pela minha cidade também.
    Parabéns pelas fotos e pelo bolo.
    Beijinhos!

    www.larcorderosa.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns :)
    O bolo ficou lindo! Mesmo muito elegante.

    ResponderEliminar